sexta-feira, 4 de junho de 2010

NEPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICAL E CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS






O carcinoma cervical já foi a forma mais frequente de câncer em mulheres em todo o mundo. Desde a introdução de esfregaço de Papanicilau há 50 anos, a incidência de câncer de colo uterino diminuiu vertiginosamente. Oesfregaço de Papanicolau ainda permanece como o teste de rastreio de câncer mais bem sucedido jamais desenvolvido. Oexame citológico pode detectar a NIC muito antes de qualquer anormalidade ser visualisada grosseiramente. O acompanhamento destas mulheres mostrou que as alterações epiteliais pré-cancerosas(NIC) podem preceder o desenvolvimento de um câncer franco em muitos anos. As alterações pré-cancerosas chamadas de NIC podem iniciar como NIC de baixo grau e progredir para NIC de grau mais alto, ou elas podem começar no momento incial como NIC de alto grau, dependendo da localização da infecção pelo HPV na zona de transformação, do tipo de infecção pelo HPV e outros fatores de contribuição do hospedeiro.
Os fatores de risco importantes para o desenvolvimento da NIC e do carcinoma invasor são:
- Sexarca precoce;
- Múltiplos parceiros sexuais;
- Um parceiro masculino com múltiplas parcerias sexuais prévias;
- Infecção persistente por HPV de alto risco.

CARCINOMA INVASOR DO COLO UTERINO
Os carcinomas do colo uterino mais comuns são os carcinomas de células escamosas(75%), seguidos pelos adenocarcinomas e carcinomas adenoescamosos(20%) e carcinomas neuroendócrinos de pequenas células(<5%). As lesões de células escamosas estão aparecendo com maior frequência em mulheres mais jovens.Apresentam, agora, um pico de incidência em torno de 45 anos de idade, aproximadamente 10 a 15 anos após a detecção de suas precursoras.
Com o advento do esfregaço de Papanicolau, uma proporção crescente dos carcinomas de colo uterino é diagnosticada precocemente em seucurso. A vasta maioria das neoplasias de colo uterino é diagnosticada em sua fase pré-invasora e aparece como áreas brancas no exame colposcópico, após a aplicação de ácido acético diluído. Os casos mais avançados de câncer de colo uterino são, invariavelmente, vistos em mulheres que nunca se submenteram ao exame de Papanicolau ou esperaram ,uitos anos deste exame anterior.Tais tumores podem ser sintomáticos, notados devido a um sangramento vaginal inesperado, à leucorréia, à dor durante o coito( dispaureunia) e à disúria. A mortalidade é mais fortemente relacionada á extensão do tumor e, em algunscasos(como nos tumores neuro-endócrinos), ao tipo celular. A detecção da lesões precursoras pelo exame citológico e sua erradicação pela vaporização à laser ou por biópsia tipo conização é o método mais eficiente da prevenção do câncer.

Bibliografia: Livro de Ptologia Robbins Patologia Básica
Tradução da 8°

MARIA ALCIENE

0 comentários: