sábado, 6 de março de 2010

PREVENÇÃO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL

Usar roupas íntimas de algodão;
Evitar usar toalhas e roupas íntimas úmidas;
Passar e lavar bem as toalhas e roupas íntimas;
Após as evacuações, a higiene local deve ser feita trazendo o papel higiênico no sentido vulva para o ânus;
Evitar o uso de absorvente íntimo diariamente;
Na praia ou piscina, evitar períodos prolongados com o maiô molhado;
Não usar duchas intra-vaginais;
Adquirir o hábito de dormir com roupas de algodão confortáveis e largas;
Se possível dormir sem calcinha, isto favorece a ventilação da região genital e, portanto,evita a proliferação de fungos.

FONTE:www.bayerscheringpharma.com.br

EQUIPE:

MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
DANIELE
ANA PAULA
JEYCIANE

IDENTIFICAÇÃO DA CANDIDÍASE VAGINAL

Segundo pesquisas, a sintomatologia da candidíase vaginal é ampla e manifesta-se da seguinte forma: prurido(coceira) vulvar, corrimento vaginal anormal, ardor, eritema(vermelhidão)e edema vulvar,ardor ao urinar e dor relacionada ao ato sexual.
Foi evidenciado que o prurido é o sintoma mais comum. Neste sentido, é importante afirmar que o corrimento branco de origem anormal é o mais frequente.
Além dessas informações, é de suma importância, enfatizar que os sintomas iniciam-se no período pré-menstrual.

FONTE:www.bayerscheringpharma.com.br

EQUIPE:

MARIA ALCIENE
JÉSSICA
ANA PAULA
DANIELE
JEYCIANY
SAMARA

CONSELHOS MÉDICOS PARA PREVINIR ALGUNS TIPOS DE CÂNCER NA MULHER

FAZER CONSULTAS FREQUENTES COM O SEU MÉDICO;
REALIZAR OS EXAMES DA DETECÇÃO DO CÂNCER REGULARMENTE;
NÃO FUMAR, BEBER E SE EXPOR AO SOL EM HORÁRIOS INADEQUADOS,
DIARAMENTE COMER FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS;
TOMAR MUITA ÁGUA;
PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS DIARAMENTE CONFORME SEU MÉDICO INDICAR;
AMAMENTAR SEUS FILHOS;
PREVINIR-SE DAS DST;
SE POSSÍVEL ADOTAR E PRATICAR UMA RELIGIÃO OU UMA DOUTRINA ESPÍRITA.

FONTE:WWW.ABCDASAUDE.COM.BR

EQUIPE:
MARIA ALCIENE
JÉSSICA
ANA PAULA
DANIELE
SAMARA
JEYCIANNY

Torção de Útero Não-Grávido

É definida como sendo uma rotação de mais de 45° do útero em torno do seu eixo axial, embora sua patogenia não esteja ainda bem esclarecida, alguns autores atribuem a sua ocorrência aos processos que implicam aumento ou diminuição do volume do útero, secundários aos processos degenerativos dos miomas uterinos; também as pulsações dos vasos adjacentes ao órgão, as malformações uterinas, os movimentos de rotação do corpo em decúbito e, nas gestantes, a apresentação fetal anormal tomariam parte neste evento raro.
Incide mais em mulheres acima de quarenta anos, sendo extremamente rara na infância e adolescência.
O quadro clínico é inespecífico, mas pode manifestar-se, nos casos agudos, por vômitos, dor intensa no hipogástrico, onde se palpa massa dolorosa, e debilidade do estado geral. Quando associada à gravidez, manifesta-se por dor, trabalho de parto prematuro e às vezes descesso fetal, mas o quadro pode permanecer estável e a gestação chegar ao final.
O diagnóstico é feito quase sempre durante o ato cirúrgico. A ultra-sonografia é inespecífica.
O tratamento é cirúrgico, devendo-se considerar a idade e a paridade da paciente e o grau de comprometimento do órgão para definir a extensão da cirurgia.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72031999000300008&script=sci_arttext

Componentes:
Jéssyca Pereira
Daniele Alves
Jeycianny Pereira
Ana Paula
Maria Alciene
Samara

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um simples café responde pelo futuro.


Os amantes do café podem ter uma nova desculpa para tomar uma xícara extra, depois que um experimento realizado na Flórida (EUA) mostrou que uma dose de cafeína equivalente a cinco xícaras diárias de café fez com que ratos com sintomas de Alzheimer recuperassem a memória.

A cafeína reduziu de forma significativa os níveis anormais de proteína beta-amilóide - um dos principais responsáveis do Alzheimer - no cérebro e no sangue dos ratos, segundo cientistas da Universidade do Sul da Flórida, que publicam hoje os resultados de seu estudo na versão digital do Journal of Alzheimer's Disease.

"Este é um dos experimentos mais promissores sobre o Alzheimer em ratos até o momento", disse Huntington Potter, diretor do Centro de Pesquisa do Mal de Alzheimer (ADRC, em inglês) da Flórida.

Segundo o autor principal do estudo, o neurocientista Gary Arendash, do ADRC, "a descoberta é uma evidência de que a cafeína pode ser um tratamento viável para o Mal de Alzheimer, e não simplesmente uma estratégia protetora".

Agora, os cientistas do ADRC e do Centro Byrd da Universidade da Flórida esperam poder realizar testes clínicos para avaliar se a cafeína pode beneficiar pessoas com transtornos cognitivos leves ou em uma fase adiantada do Alzheimer.

A equipe já pôde comprovar que uma única dose de cafeína reduz nas pessoas os níveis de beta-amilóide no sangue, daí uma grandeimportancia para o futuro ainda próximo.

Segundo Arendash, acredita-se que há maiores esperanças de combater o Alzheimer se for em uma fase adiantada, por isso a cafeína deveria ser administrada, no máximo, na meia idade, entre os 40 e 50 anos de idade.

"No entanto, com uma substância terapêutica como a cafeína, que afeta diretamente o processo do Mal de Alzheimer, sempre existem esperanças de melhoras em qualquer estágio da doença", disse.

O cientista disse à Efe que não duvidaria em recomendar às pessoas que não têm hipertensão e que não estão grávidas uma dose diária de 500 miligramas de cafeína, preferivelmente em forma de café ou comprimidos. Essa dose equivale a cerca de cinco xícaras de café.

daí um cafesinho pode deixar de ser visto como um vilão e passar a ser um grande amigo do homem.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mal de Alzheimer


A Doença de Alzheimer, também conhecida como demência senil tipo Alzheimer, Popularmente, conhecida como esclerose ou caduquice, a demência apresenta como características principais: problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro...), problemas de comportamento e confusão mental.
deterioração do tecido cerebral observada na DA caracteriza-se fundamentalmente por redução do número de neurônios (morte neuronial) e comprometimento da função dos neurônios remanescentes, com decréscimo na síntese dos neurotransmissores e na condução do impulso nervoso pela diminuição da sinaptogênese. Diante da incapacidade de regeneração do tecido nervoso, os sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos instalam-se em decorrência desse comprometimento morfológico e funcional que se observa na DA. Inúmeros fatores podem produzir lesão ou morte neuronial, implicando ao final no aparecimento dos sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos que caracterizam a DA.
Em São paulo 67% dos pacientes que procuram tratamento contra alzhaimer eram mulheres de idade média 76 anos sendo 24% delas das classes A e B.
(Estudo realizado pela secretaria do estado de São Paulo com mais de 56 mil pessoas com sintomas da doença em 2008).

CLASSIFICAÇÃO DOS TUMORES BENIGNOS DO FÍGADO

A VASTA MAIORIA DOS TUMORES BENIGNOS DO FÍGADO PODEM SER CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O SEU TECIDO DE ORIGEM,TAIS COMO: EPITELIAIS E MESODÉRMICOS.
ASSIM SENDO, AS CARACTERÍSTICAS DOS TUMORES BENIGNOS DE ORDEM EPITELIAL SÃO CLASSIFICADOS HISTOLOGICAMENTE COMO:HIPERPLASIA NODULAR FOCAL, ADENOMA HEPATOCELULAR, HIPERPLASIA NODULAR REGENERATIVA, PELIOSIS HEPATIS, NÓDULOS MICRORREGENERATIVOS, TRANSFORMAÇÃO NODULAR PARCIAL, CISTOS, CISTOADENOMA E BILIAR. VALE RESSALTAR, QUE OS TUMORES ASSOCIADOS A TECIDOS MESODÉRMICOS SÃO CHAMADOS DE HEMANGIOMAS.

FONTE:WWW.HEPCENTRO.COM.BR

COMPONENTES:
MARIA ALCIENE
SAMARA
PAULA
DANIELE
JÉSSICA
JEYCIANE

CÂNCER ANAL

Este tipo de Câncer ocorre no canal e margens anais, é classificado como um tipo raro de câncer. Geralmente, a incidência maior de tumores de canal anal é acometida nas mulheres e os tumores de margem anal nos homens.
Os fatores de riscos relacionados a esse câncer são: o sexo anal, HPV, HIV, consumo de fumo, incluindo os derivados do tabaco, falta de ingestão de fibras e fístula anal crônica.

FONTE: www.pt.wikipédia.org.

COMPONENTES:
Maria Alciene
Samara
Paula
Daniele
Jéssica
Jeyciane