sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lúpus


É uma doença inflamatória que ainda não tem causa definida. A doença é desencadeada quando o indivíduo que possui genes que induzem a produção inadequada de anticorpos entra em contato com agentes externos (bactérias, radiação ultravioleta...). Os anticorpos do indivíduo são dirigidos contra constituintes normais provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas. Atinge principalmente mulheres com faixa etária entre 20 e 40 anos. As alterações mais freqüentes ocorrem na pele e nas articulações. A lesão em asa de borboleta é a mais comum e é caracterizada por um eritema elevado atingindo bochechas e dorso do nariz, com manchas eritematosas planas ou elevadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Os pacientes com Lúpus apresentam sensibilidade ao sol. O diagnóstico é feito através de dados clínicos e laboratoriais. Como a pesquisa de anticorpos e manifestações clínicas nas pacientes.

Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277

Componentes:
Jéssyca Pereira
Daniele Alves
Jeycianny Pereira
Ana Paula
Maria Alciene
Samara

O QUE É CÂNCER DE COLO DO ÚTERO?

Este tipo de câncer O câncer de colo de útero se inicia no colo uterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina. O útero é o órgão que envolve o bebê durante a gravidez e ao nascer de parto vaginal, o bebê passa pelo canal central do colo uterino.

Costuma apresentar crescimento lento. Durante vários anos, células da superfície do colo do útero se tornam anormais. No início, estas anormalidades ainda não se caracterizam como um câncer e são denominadas displasias. Porém algumas dessas alterações ou displasias podem dar início a uma série de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer de colo de útero.

Algumas displasias se curam espontaneamente, sem tratamento, mas sendo algumas pré-cancerosas, todas necessitam de atenção para evitar o aparecimento do câncer. Geralmente o tecido displásico pode ser retirado ou destruído sem atingir tecidos saudáveis, mas em alguns casos, a histerectomia (retirada total do útero) pode ser necessária. A decisão do tratamento da displasia depende de alguns pontos:

• Tamanho da lesão e quais tipos de alterações ocorreram nas células
• Se a mulher planeja ter filhos no futuro.
• A idade da mulher
• A saúde geral da mulher
• A preferência pessoal da mulher e do seu médico


Se células pré-cancerosas se transformam em células verdadeiramente tumorais e se espalham mais profundamente no colo uterino ou outros órgãos e tecidos, a doença é chamada de câncer de colo uterino ou cervical (vindo da palavra cérvix, outro sinônimo para colo de útero).



Fonte: www.oquee.com/cancerdocolodoutero



Componentes:

Daniele Alves
Ana Paula
Maria Alciene
Samara
Jéssyca Pereira
Jeyciany

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SINTOMAS DO CÂCER DE MAMA

Os sintomas de câncer de mama palpavél são o tumor ou nódolo no seio, acompanhado ou não da dor mamária.Em alguns casos podem aparecer alterações na pele a qual recobre a mama,como abaulamentos ou retrações e ainda um aspecto bem parecido com uma casca de laranja.Observa-se, também, em alguns casos a presença de nódulos palpáveis na axila.

Fonte:Câncer de mama-INCA.

Componentes: Maria Alciene
Samara
Paula
Daniele
Jéssica
Jeyciane

DOENÇAS FIBROCÍSTICAS DAS MAMAS

Podemos classificar como um crescimento exagerado de tecido fibroso nas mamas com perfil benigno.Este tecido em excesso pode ser sentido ou palpado como nódulos, sendo permitido seu surgimento em qualquer período do ciclo menstrual.Admite-se que existe cistos associados ao crescimento exagerado do tecido fibroso.
É importante considerar que as condições benignas sólidas mais comuns são o fibroadenoma e a necrose gordura.

Fonte:www.quimioral.com.br

Componentes: Maria Alciene
Paula
Daniele
Samara
Jéssica
Jeyciany