quarta-feira, 10 de março de 2010

CISTO DE BARTHOLIN

São cistos comuns e pode ocorrer em qualquer idade. na verdade,podemos afirmarque a infecção aguda da glândula de Bartholi produz inflamação aguda(adenite) podendo dar origem a um abscesso.

assim sendo, esses cistos resultaram da obstrução do ducto de Bartholi, por via da infecção precedente. Eles podem crescerem chegando a alcançar até 3 ou 4 cm de diâmetro. são ainda, revestidos pelo epitélio de transição do ducto normal ou metaplasia escamosa. Em alguns casos, produzem dor e desconforto local; são ainda excisados ou mantidos permanentemente abertos , ou seja, (marsupialização).


FONTE:KUMAR, V. ABBAS, AK;

domingo, 7 de março de 2010

Tumores Ósseos

Definição:

Crescimento anormal de células dentro de um osso. Pode ser benigno ou maligno (canceroso).

Causas, incidência e fatores de risco:

A causa dos tumores ósseos é desconhecida. Eles podem aparecer em áreas de crescimento rápido. Outras teorias citam a hereditariedade, traumas e radiação como possíveis causas.

Os tumores ósseos podem ser benignos ou malignos. Os osteocondromas são os tumores ósseos benignos mais comuns e são mais freqüentes entre os 10 e 20 anos. Alguns tumores ósseos benignos têm regressão espontânea e não requerem tratamento. Estes tumores benignos são monitorados periodicamente por meio de raio X.

Os tumores ósseos malignos ocorrem como um tumor ósseo primário ou como metástase, câncer que se propaga de outra área do corpo. Tumores ósseos primários são raros (menos de 1% de todos os tumores malignos) e são mais comuns em homens jovens. Os tumores ósseos malignos incluem osteossarcomas, sarcomas de Ewing, fibrosarcomas e condrosarcomas. As lesões metásticas dos ossos normalmente são provenientes de câncer de mama, pulmão, próstata, rins e tireóide. Estas formas de câncer geralmente afetam pessoas idosas.