sábado, 20 de março de 2010

Câncer de Pele


O Câncer de Pele é o tipo mais comum de câncer. Em 90% dos casos estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol (entre 10 e 15 h).
Por ser visível pode ser diagnosticado e tratado em fase precoce, o que torna a cura possível na maioria dos casos.


Quais os tipos de câncer de pele?


São divididos em três tipos principais:

Carcinoma Basocelular - É o mais freqüente e menos agressivo. Consiste em pequeno nódulo (cor rósea) que cresce lentamente, até virar uma ferida de difícil cicatrização (uma das características do câncer de pele).
Carcinoma Espinocelular - Mais agressivo que o primeiro, cresce mais rápido e se ulcera precocemente, iniciando-se como uma crosta ou pequena ferida.
Melanoma Maligno - É o tipo mais grave, porém o menos freqüente. Suas lesões podem "enraizar", espalhando-se para outras partes do corpo através do sangue e da linfa, atingindo órgãos vitais.


Que exames são feitos após o diagnóstico de câncer de pele?


Para verificar se o câncer penetrou na pele e tecidos subcutâneos, se cresceu ou se espalhou para outros órgãos, seu médico poderá fazer um exame físico completo, pedir uma radiografia de tórax, exame de sangue e testes hepáticos. Com o resultado da biópsia, será determinado o estádio do câncer (classificação de Breslow) e o nível anatômico do tumor (classificação de Clark).


Conheça o ABCD do melanoma:

Assimetria, uma metade diferente da outra.
Bordas irregulares, contornos mal definidos.
Cor variável, várias cores numa mesma lesão.
Diâmetro, maior que 6 milímetros.





postado por: Daniele Alves

quarta-feira, 17 de março de 2010

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE OVÁRIO


O câncer de ovário foi considerado o mais letal, sendo a quarta maior causa de morte entre as mulheres.
As principais causas detacantes do câncer ovariano são: hereditariedade, fumo, consumo de bebidas alcoólicas, dietas a base de gorduras e medicação para infertilidade.
Segundo pesquisas, sabe-se que mulheres que nunca engravidaram tem mais chance de ter esse tipo de câncer. No entanto, as mulheres que engravidam frequentementes tem menor risco de desenvolver essa patologia. Foi constatado também, que mulheres que já desenvolveram câncer de mama ou de intestino também tem grande probabilidade de desenvolver câncer de ovário.
Vale ressaltar, que esses cistos não apresentam perigo desde que não sejam maiores que 10 cm e possuam regiões sólidas e líquidas.
Contudo, estudos conduzidos por cientistas americanos sugere que a obsidade aumenta o risco de câncer no ovário.

FONTE: www.artigonal.com

EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
ANA PAULA
DANIELE
JEYCIANNY

CISTOS NO OVÁRIO

É uma patologia muito comum que na maioria das vezes não é necessário fazer cirurgia, no entanto pode causar infertilidade caso não aconteça um tratamento sério.
O cisto no ovário é um tipo de tumor que pode ser classificado como benigno ou maligno. Durante o processo de ovulação aparece o funcional que é o mais conhecido. Porém, os outros tipos aparecem pelo crescimento desordenado das células do orgão.
Como causas marcantes, foi constatado que os cistos que aparecem pela multiplicação sem determinação das células da camada superficial do ovário (epitélio) são inexistentes as causas determinadas. Já o funcional, geralmente, acomete as mulheres com irregularidade hormonal, portanto, ainda podemos afirmar que o fator genético é forte.
Assim sendo, os principais tipos de cistos são classificados como: funcionais, serosos,teratoma, endometrióticos e malignos.

FONTE: www.santalucia.com.br
EQUIPE:
MARIA ALCIENE
JÉSSICA
SAMARA
ANA PAULA
JEYCIANNY
DANIELE

terça-feira, 16 de março de 2010

NECROSE GORDUROSA DA MAMA

Segundo pesquisas, a necrose gordurosa na mama é reconhecida como um processo de desintegração de células adiposas, juntamente com uma reação granulomatosa a qual sua intensidade pode variar.
Em suma, é decorrente do reconhecimento de lípidios extravasados do citoplasma de adipócitos como substâncias estranhas ao meio extracelular.
É necessário saber também, que o seu quadro clínico-radiológico pode ocasionar dificuldades no diagnóstico diferencial com neoplasias mamárias.
Contudo, na necrose gordurosa mamária multinodular é necessário realizar a citologia por punção aspirativa com agulha fina para confirmação do diagnóstico.

FONTE: www.bases.bireme.br
EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
ANA PAULA
DANIELE
JEYCIANNY

FIBROADENOMA

É o tumor mais comum da mama, geralmente é acometido em pacientes com menos de trinta anos. O desenvolvimento é permitido em qualquer idade, ocorrendo rotineiramente em adolescentes. Este tumor pode voltar ou não após a cirurgia, sendo que na maioria das vezes, causa desconforto por ser bem semelhante com um câncer de mama.Geralmente as mulheres negras são mais acometidas.
Segundo pesquisas em relação ao exame da mama, podemos afirmar que o fibroadenoma é um tumor móvel, bem definido, não adere ao tecido que o cerca, possui tamanho médio de 2 a 3 centrímetros. No enteanto, ele é na maioria das vazes palpável, tanto pelo médico como pela paciente. Ele responde a alterações hormonais da paciente podendo aumentar de tamanho e ficar doloroso perto da menstruação.
O diagnóstico é realizado pela biópsia do nódulo e pelo exame anátomo-patológico. O nodúlo pode ser biopsiado por vários métodos como a mamografia, core biópsia e biópsia cirúrgica. Assim sendo, é de suma importância, afirmar que a biópsia cirúrgica do fibroadenoma tem como vantagem adicional o tratemento definitivo do nodúlo, ou seja, sua remoção.

FONTE: www.mastologia.wordpress.com
EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
ANA PAULA
JEYCIANNY
DANIELE

TRATAMENTO DOS CISTOS DE BARTHOLIN

Os cistos de Bartholin podem ser assintomático e também sintomático. Porém no caso dos assintomáticos não é necessário urgentemente tratamento. Porém os que tem sintomas significativos e recorrentes é sugestivo a cirurgia. Ainda é importante relatar, que o local desses cistos é muito vascularizado, podendo ocorrer sangramento de difícil controle, causando hematoma.
Em relação aos abcessos, a glândula de Bartholin pode drenar (romper) espontaneamente ou são drenadas cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Os abcessos drenados espontaneamente tem uma probabilidade grande de voltar.
É sugestivo para complementar o tratamento banhos de assentos 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, caso o dreno chegue a cair provavelmente irá acontecer o aliviamento do desconforto. Contudo, ainda é indicado o uso de antibióticos em diabéticos com comprometimento sistémico ou imunossuprimidos.

FONTE: www.anowers.yahoo.com

EQUIPE:

MARIA ALCIENE
SAMARA
DANIELE
JEYCIANNY
JÉSSICA ANA PAULA
ANA PAULA

SINTOMAS DOS CISTOS DE BARTHOLIN

Geralmente, esses cistos são encontrados nos exames pélvicos de rotina, podendo ser assintomático com consequente crescimento a ponto de causarem desconforto durante a relação sexual,dificuldade para locomoção ou sentar.

É tido como um quadro agudo, a infecção e a obstrução do ducto, com a formação ou não de abcesso, nesse caso é necessário uma intervenção imediata.

A queixa destacante, é a dor, na maioria das vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. observa-se também, com frequência ou não, uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e também saída de secreção.

Vale ressaltar, que os germes de transmição sexual, em especial o gonococo e a clamídia, e ainda os anaeróbios (germes do intestino) são os mais envolvidos nessa patologia.




EQUIPE:


MARIA ALCIENE

SAMARA

JÉSSICA

ANA PAULA

DANIELE

JEYCIANE