sábado, 20 de março de 2010

Câncer de Pele


O Câncer de Pele é o tipo mais comum de câncer. Em 90% dos casos estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol (entre 10 e 15 h).
Por ser visível pode ser diagnosticado e tratado em fase precoce, o que torna a cura possível na maioria dos casos.


Quais os tipos de câncer de pele?


São divididos em três tipos principais:

Carcinoma Basocelular - É o mais freqüente e menos agressivo. Consiste em pequeno nódulo (cor rósea) que cresce lentamente, até virar uma ferida de difícil cicatrização (uma das características do câncer de pele).
Carcinoma Espinocelular - Mais agressivo que o primeiro, cresce mais rápido e se ulcera precocemente, iniciando-se como uma crosta ou pequena ferida.
Melanoma Maligno - É o tipo mais grave, porém o menos freqüente. Suas lesões podem "enraizar", espalhando-se para outras partes do corpo através do sangue e da linfa, atingindo órgãos vitais.


Que exames são feitos após o diagnóstico de câncer de pele?


Para verificar se o câncer penetrou na pele e tecidos subcutâneos, se cresceu ou se espalhou para outros órgãos, seu médico poderá fazer um exame físico completo, pedir uma radiografia de tórax, exame de sangue e testes hepáticos. Com o resultado da biópsia, será determinado o estádio do câncer (classificação de Breslow) e o nível anatômico do tumor (classificação de Clark).


Conheça o ABCD do melanoma:

Assimetria, uma metade diferente da outra.
Bordas irregulares, contornos mal definidos.
Cor variável, várias cores numa mesma lesão.
Diâmetro, maior que 6 milímetros.





postado por: Daniele Alves

0 comentários: