segunda-feira, 12 de abril de 2010

MASTOPATIAS INFLAMATÓRIAS


O estudo dos Processos Inflamatórios da Mama(PIM) constitui um ponto de fundamental importância, não somente para o ginecologista e sim para todos os profissionais tanto na prevenção quanto no diagno´stico e prognóstico.

Os PIM ocorrem com maior frequência no ciclo grávido-puerperal, interferindo,desta,forma com o período em que a mama exerce sua função de alimentação, proteção e manutenção do neonato. Sua ocorrência pode, portanto, resultar em repercussões sócio-econômicas e culturais graves em certas populações. A profilaxia dessas lesões , se torna então imperiosa na promoção e continuação do processo de aleitamento materno.

Além disso, é sobremaneira comum a confusão de diagnóstico entre os PIM e algumas formas de carcinoma, levando à consequências desastrosas às pacientes que são alvos desses êrros. Devemos reconhecer os quadros clínicos semelhantes da mastite aguda e do carcinoma inflamatório, do eczema aréolo-papilar e da Doença de Paget, empregando as técnicas existentes para estabelecermos o diagnóstico diferencial.


Diagnostico e diagnostico Diferencial


O diagnóstico quase sempre é efetuado através da anamnese e do exame físico. A história é repetitiva e se refere a paciente com mais de 15 dias de pós-parto que se queixa de mastalgia aguda e intensa unilateral,calor local,hiperemia, aumento do volume mamário e febre elevada. Ao exame físico, apresenta tumoração com características inflamatórias, geralmente localizada nos quadrantes inferiores da mama. Em fases mais avançadas da doença aparecem áreas de flutuação múltiplas que correspondem a abscessos já constituídos , por vezes com drenagem espontânea. Nestes casos há comprometimento do estado geral, geralmente com calafrios e quadro séptico.


Do ponto de vista laboratorial sinais de infecção aguda estão presentes. O hemograma mostra leucocitose com desvio à esquerda e o VHS se encontra elevado. Além disso, devemos sempre que possível, colher as secreções das cavidades abscedadas para cultura e antibiograma a fim de identificarmos precisamente o agente etiológico. Lembramos porém, que a cultura do leite contaminado frequentemente produz resultados falsos e confusos. No leite normal existe certa quantidade de pus e bactérias que ali povoam, alterando o resultado desses exames.


As mastites agudas também podem ser confundidas com os carcinomas. Entre estes, requer atenção especial o carcinoma inflamatório. Ele pode produzir quadro clínico local na mama semelhante às mastites. Lembramos entretanto que o câncer, a não ser que, com infecção secundária,não produz febre,nem leucocitose com desvio à esquerda, e que o edema mamário é linfático e portanto tipo ¨casca de laranja¨.


previna-se!!