segunda-feira, 29 de março de 2010

CISTOS FUNCIONAIS NO OVÁRIO


É considerado um cisto no ovário, qualquer acúmulo de fluídos que estejam envolvidos por uma parede fina dentro de um ovário. Podemos afirmar que é um cisto no ovário quando o folículo ovariano é maior ou em torno de 2 centímetros.
Estes cistos não causam prejuízos e são os que existe em maior quantidade no ovário. Assim sendo, eles podem afetar mulheres de todas as idades. Segundo pesquisas, eles ocorrem comumente em mulheres em idade reprodutiva. Em alguns casos esses cistos causam problemas, como sangramento e dor, e para removê-los é necessário fazer cirurgia.

FONTE: www.copacabanarunners.net

EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
ANA PAULA
JEYCIANNA
DANIELE

Síndrome de Sjögren


A síndrome de Sjögren é uma desordem inflamatória crônica, auto-imune, caracterizada por infiltração linfocítica das glândulas exócrinas, em particular das glândulas lacrimais e salivares e de tecidos extraglandulares.A doença afeta mais mulheres que homens (9:1), com faixa etária variando entre os 17 e 75 anos.
Os sintomas são:
Xeroftalmia – Os sintomas oculares da SS ocorrem secundariamente à atrofia do epitélio secretório das glândulas lacrimais maiores e menores e à interrupção da sua inervação neurovascular.
Xerostomia - A xerostomia é considerada critério de difícil definição e mensuração. Ocorre aumento de parótida, mas freqüentemente não é detectado, pelo médico que não procura por este achado.
Diagnóstico – Os pacientes com síndrome de Sjögren apresentam fator reumatóide e anticorpos antinucleares no sangue (FAN). Freqüentemente ocorre elevação dos níveis de imunoglobulina, resultando em velocidade de hemossedimentação elevada, assim, como anti-SS-A/Ro e antiSS-B/La.
Tratamento – No tratamento dos olhos e boca ressecados pode ser usado agonistas dos receptores muscarínicos, o que sugere o bloqueio reversível da ação de citocinas das conexões neurais aferentes das glândulas pode ter papel importante no controle desses sintomas.

Fonte: www.medicinageriatrica.com.br

Componentes:
Jéssyca Pereira
Daniele Alves
Maria Alciene
Jeycianny Pereira
Ana Paula
Samara