quarta-feira, 23 de junho de 2010

Carcinomas mamarios em homens



O câncer de mama é uma doença rara nos homens. Ele representa 1% de todos os casos de câncer de mama e 0,17% a 1% de todas as neoplasias malignas masculinas. A proporção entre homens e mulheres é de 1 caso masculino para cada 100 casos femininos (1:100).

Todos os tipos histológicos de câncer de mama foram descritos em homens. A exemplo das mulheres, o carcinoma ductal invasor é o tipo histológico mais comum (80% dos casos). O carcinoma lobular é extremamente raro, pela ausência de estruturas lobulares na mama masculina.

Uma grande importância do estudo é entendido como imunofenotipagem dos carcinomas de mama do sexo masculino permite traçar paralelos com os tumores de mama feminina, possibilitando a elucidação de fatores intrinsecos a doença de cada um dos sexos.

Bastante significativo esse estudo, pois em uma amostra pequena de carcinomas de mama masculina, mostrou inumeras informações importantes.Como a diferenciação dos tumores e que o tipo mais incidênte é o ductal invasor.

Samara martins

Linfangite granulomatosa de genitalia infantil


Linfangite granulomatosa de genitalia infantil

É causa rara de de linfedema genital auto limitado em crianças, sendo ele mais comum em idosos.E quaqndo em criança as causas mais comuns são: linfedema cong~enito, trauma e linfedema idiopatico.
Muito chamativo é a importância no diagnostico diferencial em crianças da linfangite granulomatosa de genitalia e linfedema crônico idiopatico de genitalia pois assim visa um bom prognostico.Concluido assim a partir de um estudo de caso que ao exame fisico e laboratorial o paaciente apresentava a patologia e apos a ressecção da lesão e numa consulta de seis meses não apresentava mais alterações nem no exame fisico nem nos laboratoriais.
referência:MARTINS,ana paula camargo et all,linfangite granulomatosa de genitalia infantil:relato de caso e revisão bibliografica site wwww.scielo.br acesso em 20/06/2010.

SAMARA