terça-feira, 16 de março de 2010

FIBROADENOMA

É o tumor mais comum da mama, geralmente é acometido em pacientes com menos de trinta anos. O desenvolvimento é permitido em qualquer idade, ocorrendo rotineiramente em adolescentes. Este tumor pode voltar ou não após a cirurgia, sendo que na maioria das vezes, causa desconforto por ser bem semelhante com um câncer de mama.Geralmente as mulheres negras são mais acometidas.
Segundo pesquisas em relação ao exame da mama, podemos afirmar que o fibroadenoma é um tumor móvel, bem definido, não adere ao tecido que o cerca, possui tamanho médio de 2 a 3 centrímetros. No enteanto, ele é na maioria das vazes palpável, tanto pelo médico como pela paciente. Ele responde a alterações hormonais da paciente podendo aumentar de tamanho e ficar doloroso perto da menstruação.
O diagnóstico é realizado pela biópsia do nódulo e pelo exame anátomo-patológico. O nodúlo pode ser biopsiado por vários métodos como a mamografia, core biópsia e biópsia cirúrgica. Assim sendo, é de suma importância, afirmar que a biópsia cirúrgica do fibroadenoma tem como vantagem adicional o tratemento definitivo do nodúlo, ou seja, sua remoção.

FONTE: www.mastologia.wordpress.com
EQUIPE:
MARIA ALCIENE
SAMARA
JÉSSICA
ANA PAULA
JEYCIANNY
DANIELE

0 comentários: