domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mal de Alzheimer


A Doença de Alzheimer, também conhecida como demência senil tipo Alzheimer, Popularmente, conhecida como esclerose ou caduquice, a demência apresenta como características principais: problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro...), problemas de comportamento e confusão mental.
deterioração do tecido cerebral observada na DA caracteriza-se fundamentalmente por redução do número de neurônios (morte neuronial) e comprometimento da função dos neurônios remanescentes, com decréscimo na síntese dos neurotransmissores e na condução do impulso nervoso pela diminuição da sinaptogênese. Diante da incapacidade de regeneração do tecido nervoso, os sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos instalam-se em decorrência desse comprometimento morfológico e funcional que se observa na DA. Inúmeros fatores podem produzir lesão ou morte neuronial, implicando ao final no aparecimento dos sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos que caracterizam a DA.
Em São paulo 67% dos pacientes que procuram tratamento contra alzhaimer eram mulheres de idade média 76 anos sendo 24% delas das classes A e B.
(Estudo realizado pela secretaria do estado de São Paulo com mais de 56 mil pessoas com sintomas da doença em 2008).

0 comentários: