A Doença de Alzheimer, também conhecida como demência senil tipo Alzheimer, Popularmente, conhecida como esclerose ou caduquice, a demência apresenta como características principais: problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro...), problemas de comportamento e confusão mental.
deterioração do tecido cerebral observada na DA caracteriza-se fundamentalmente por redução do número de neurônios (morte neuronial) e comprometimento da função dos neurônios remanescentes, com decréscimo na síntese dos neurotransmissores e na condução do impulso nervoso pela diminuição da sinaptogênese. Diante da incapacidade de regeneração do tecido nervoso, os sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos instalam-se em decorrência desse comprometimento morfológico e funcional que se observa na DA. Inúmeros fatores podem produzir lesão ou morte neuronial, implicando ao final no aparecimento dos sintomas cognitivos, comportamentais e afetivos que caracterizam a DA.
Em São paulo 67% dos pacientes que procuram tratamento contra alzhaimer eram mulheres de idade média 76 anos sendo 24% delas das classes A e B.
(Estudo realizado pela secretaria do estado de São Paulo com mais de 56 mil pessoas com sintomas da doença em 2008).
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Mal de Alzheimer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário