domingo, 21 de março de 2010

Miomatose Uterina

São tumores benignos do útero, também conhecidos por fibromas. Compostos de tecido muscular são as massas uterinas mais comuns e freqüentes, tendo incidência de 25% dos casos em mulheres com idade ao redor dos 35 anos.
A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento é dependente de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.
O sintoma mais freqüente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. A dor pode se apresentar em forma de cólica menstrual pode ocorrer também um aumento da freqüência urinária, retenção de urina, constipação e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas.
O diagnóstico pode ser realizado pelo exame físico, revelando um útero aumentado de tamanho, nodular ou assimétrico ou pela ecografia pélvica transvaginal que vai confirmar o diagnóstico e excluir possíveis dúvidas quanto a outras patologias. Não existe prevenção conhecida para essa patologia.
O tratamento deve ser individualizado, dependendo da presença ou não de sintomas importantes e da idade da paciente. O tratamento pode ser medicamentoso ou através de cirurgia: miomectomia que é caracterizada pela retirada só do mioma ou histerectomia que é a retirada de todo o útero.

Componentes:
Jéssyca Pereira
Jeycianny Pereira
Daniele Alves
Ana Paula
Maria Alciene
Samara

0 comentários: